Home

Remédios Suplementos e Vitaminas Vitamed  Vacinas  Para Alérgicos


Faça sua busca aqui !
Clinaire






ABCdoPRECO

PRODUTOS

Bula do Calcium Sandoz xarope frasco com 200 ml


Dica de compra

CALCIUM SANDOZ Xarope
A+ A- Alterar tamanho da letra
- Apresentação
Frasco com 200 ml.

USO PEDIÁTRICO E ADULTO

Composição
5 ml de xarope contém:
0,520 g de gliconato de cálcio ìequivalente a 108 mg
1,213 g de lactobionato de cálcio îde cálcio ionizável
Adoçantes: 750 mg de sorbitol a 70% e 2,5 mg de sacarina

- Informação ao paciente
Observe os cuidados de conservação e o prazo de validade na embalagem do produto.Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

- Informação técnica
- Propriedades
O cálcio é um mineral essencial, necessário para a manutenção do equilíbrio eletrolítico do organismo e para o funcionamento adequado de diversos mecanismos reguladores.
CALCIUM SANDOZ xarope contém sais de cálcio imediatamente ionizáveis em quantidades adequadas para a prevenção e terapia de estados de deficiência cálcica crônica e aguda e para o tratamento de diversas formas de distúrbios do metabolismo ósseo, tanto em crianças como em adultos.

- Indicações
Aumento da demanda de cálcio, como por exemplo, nas crianças em fase de crescimento e nas mulheres grávidas ou lactantes.
Tetania latente.
Raquitismo e osteomalácia, em complementação à terapia específica.
Prevenção de desmineralização óssea pré e pós-menopáusica.
Osteoporose de origem variada (pós-menopáusica, senil, induzida por corticosteróide, como conseqüência de gastrectomia ou de imobilização) freqüentemente em combinação com medicação complementar.
Afecções alérgicas (tratamento auxiliar).

- Posologia e admnistração
Crianças de até 3 anos: 10 a 25 ml, diariamente, em doses divididas.
Crianças de 4a 12 anos: 30 a 45 ml, diariamente, em doses divididas.
Adultos: 45 ml, diariamente, em doses divididas.

Observações: Nos estados de deficiência severa de cálcio, podem ser necessárias doses diárias de até 75 ml.
Crianças em fase de rápido crescimento podem necessitar de doses para adultos.


- Contra-indicações
Hipersensibilidade a algum componente da fórmula( veja "Composição" ); hipercalcemia (por exemplo, no hiperparatiroidismo, superdosagem de vitamina D, tumores descalcificantes, como o plasmocitoma ou as metástases ósseas); hipercalciúria severa; insuficiência renal severa; galactosemia.

- Precauções
Nos pacientes com hipercalciúria leve (excedendo 300mg = 7,5mmol/24 horas), com disfunção leve ou moderada da função renal ou com história de depósitos urinários, é necessária a monitorização da excreção de cálcio na urina. Se necessário, deve-se reduzir a dose de cálcio ou interromper o tratamento. Recomenda-se aumentar a ingestão de líquidos, nos pacientes com tendência a formação de cálculos no trato urinário.
Devem-se evitar altas doses de vitamina D durante a terapia com cálcio, a menos que especificamente indicadas.
Tem-se relatado que os sais de citrato aumentam a absorção de alumínio.Assim, CALCIUM SANDOZ xarope, que contém ácido cítrico na fómula, deve ser usado com cautela em pacientes com função renal severamente prejudicada, especialmente os que recebem preparações que contêm alumínio ( veja "Contra-Indicações" ).
O conteúdo de carboidrato de CALCIUM SANDOZ xarope (0,45g/5ml) deve ser levado em consideração em pacientes diabéticos.

- Gravidez e lactação
Estudos epidemiológicos com cálcio oral demonstraram que não há aumento de risco teratogênico para o feto.
Embora o cálcio suplementar possa ser excretado no leite materno, é impossível que a concentração seja suficiente para produzir algum efeito adverso ao recém-nascido.

- Interações
Em virtude da possível formação de complexos não absorvíveis, CALCIUM SANDOZ xarope pode reduzir a absorção de estramustina, etidronato e possivelmente de outros bifosfonados, fenitoína, quinolonas, tetraciclinas orais ou preparações de fluoreto. deve-se observar intervalo de pelo menos 3 horas em caso de terapia simultânea.
A terapia simultânea com a vitamina D aumenta a absorção de cálcio.
A absorção de cálcio no trato gastrintestinal pode diminuir pela ingestão simultânea de determinados alimentos, como por exemplo, espinafre e cereais.
Quando administrado em altas doses juntamente com a vitamina D, o cálcio pode reduzir a resposta ao verapamil e possivelmente a outros bloqueadores dos canais de cálcio.
Nos pacientes digitalizados, a administração de altas doses de cálcio pode aumentar o risco de arritmias cardíacas.
Os diuréticos tiazídicos reduzem a excreção urinária do cálcio. Deve-se considerar o risco de hipercalcemia quando CALCIUM SANDOZ xarope e diuréticos tiazídicos são tomados simultaneamente.

- Efeitos colaterais
Em casos raros podem ocorrer distúrbios gastrintestinais leves.

- Superdosagem
Não foi relatado nenhum caso de superdosagem. Provavelmente, causaria distúrbios gastrointestinais leves, mas não resultaria em hipercalcemia, exceto em pacientes tratados com doses excessivas de vitamina D.