Home

Remédios Suplementos e Vitaminas Vitamed  Vacinas  Para Alérgicos


Faça sua busca aqui !
Clinaire






ABCdoPRECO

PRODUTOS

Bula do Orga N Cerebral Frasco com 25 drageas


Dica de compra
ORGANONEURO CEREBRAL ®

BITARTARATO DO ÁCIDO GAMA-AMINOBUTÍRICO
ÁCIDO GLUTÂMICO
CLORIDRATO DE PIRIDOXINA
CIANOCOBALAMINA
FOSFATO DE CÁLCIO DIBÁSICO
MONONITRATO DE TIAMINA


USO ADULTO - Composição
INFORMAÇÃO AO PACIENTE
INFORMAÇÃO TÉCNICA - Características - Farmacocinética - Indicações - Contra-Indicações - Precauções e advertências - Interações Medicamentosas - Reações Adversas/colaterais - Posologia - Superdosagem
Forma Farmacêutica e Apresentação
· Drágea. Frasco com 25 drágeas. USO ADULTO
Composição
Cada drágea contém:
Bitartarato do ácido gama-aminobutírico ................................ 100 mg
Ácido glutâmico ....................................................................... 100 mg
Fosfato de cálcio dibásico ....................................................... 50 mg
Mononitrato de tiamina ........................................................... 25 mg
Cloridrato de piridoxina .......................................................... 10 mg
Cianocobalamina ..................................................................... 5 mcg
Excipiente .......... q.s.p. .......................................................... 1 drágea
Excipientes: aerosil, álcool etílico, amido, celulose microcristalina pH 101, estearato de magnésio, gelatina, rhodopás, talco, açúcar diamantino, carbonato de cálcio, corante amarelo tartrazina, goma arábica, goma laca.

Voltar
INFORMAÇÃO AO PACIENTE
Organoneuro Cerebral ® é usado como neurotrófico: nas neurites e polineurites.
Manter o medicamento ao abrigo do calor excessivo. Proteger da luz e umidade.
O prazo de validade é de 36 meses após a data de fabricação impressa na embalagem externa.
Nenhum medicamento deve ser usado se o prazo de validade estiver vencido.
"Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento".
"Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico".
"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS"
"NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE".
Voltar
INFORMAÇÃO TÉCNICA
Características
A célula nervosa é especialmente sensível à carência de certas vitaminas de que necessita para manter íntegra sua atividade e os sintomas neurológicos de deficiência que aparecem muitas vezes na fase sub-clínica da hipovitaminose respectiva. O mononitrato de tiamina (vit. B1) e o cloridrato de piridoxina (vit. B6), pela sua participação como derivados fosforilados no metabolismo intermediário das proteínas e carboidratos e a cianocobalamina (vit. B12), essencial à manutenção da integridade funcional das fibras nervosas (mielínicas) constituem suplência dietética obrigatória, toda vez que se constata uma alteração neurológica.
Por outro lado, dois aminoácidos, o ácido glutâmico e o bitartarato do ácido gama-aminobutírico, intimamente relacionados no metabolismo cerebral têm merecido atenção médica especial. O primeiro possivelmente por uma especial propriedade de desintoxicar a célula nervosa reduzindo-lhe a hiperamoniemia, através da formação de glutamina, tem sido consagrado na terapêutica auxiliar da epilepsia e do retardamento intelectual infantil. O segundo, o bitartarato do ácido gama-aminobutírico, é um produto de descarboxilação direta do ácido glutâmico e poderoso regulador da atividade neuronal, e ativador da hexoquinase tudo indicando ser ele responsável pela ação terapêutica do ácido glutâmico, seu predecessor biológico no sistema nervoso central.
Finalmente os íons fosfato e cálcio são indispensáveis ao funcionamento de todos os tecidos dos mamíferos, existindo mesmo em condições normais, uma equivalência fixa entre eles nos líquidos extracelulares e no sangue.
O íon cálcio , a par das exigências precípuas do metabolismo ósseo, tanto na sua formação quanto no equilíbrio dinâmico de sua renovação, é exigido para a manutenção da integridade funcional da célula nervosa dos sistemas nervosos voluntário e autônomo.
A redução extracelular de íons cálcio conduz à tetania hipocalcêmica na qual se observa extrema irritabilidade das fibras musculares e nervosas.
Organoneuro Cerebral ® associa vitaminas (B1, B6, B12) e amino ácidos (ácido glutâmico e bitartarato do ácido gama-aminobutírico), de reconhecidas propriedades neurotróficas. É um produto de suplência de fatores indispensáveis ao metabolismo da célula nervosa cuja deficiência visa corrigir. Voltar
Farmacocinética
O mononitrato de tiamina é absorvido, principalmente na porção superior do duodeno e transformado em pirofosfato de tiamina (ou cocarboxilase), que é a sua forma ativa. O tempo de meia-eliminação do organismo é de 10 a 20 horas. É excretado sob a forma de metabólitos (uma pequena fração inalterada), a maior parte através dos rins.
Após a absorção no trato gastrintestinal, o cloridrato de piridoxina é convertido em fosfato de piridoxal que se une em sua totalidade às proteínas plasmáticas. Metaboliza-se no fígado; sua meia-vida é de 15 a 20 dias e excreta-se por via renal.
A cianocobalamina é absorvida com facilidade no trato gastrintestinal (exceto nas síndromes de má absorção), sobretudo na metade inferior do íleo. A presença do fator intrínseco (FI) é essencial para sua absorção oral, pois ocorre a formação do complexo vitamina B12 - FI no estômago, que passa para o intestino, local onde se liga aos receptores da vitamina B12 presentes na mucosa do íleo, sendo desta forma, absorvida, passando à circulação. Sua ligação às proteínas é muito alta (proteínas plasmáticas específicas denominadas transcobalaminas). Metaboliza-se no fígado e é eliminada por via biliar. As quantidades superiores às necessidades diárias são excretadas pela urina. Voltar
Indicações
Como neurotrófico: nas neurites e polineurites;
Terapêutica coadjuvante das seqüelas de acidentes vasculares e cerebral e arteriosclerose. Voltar
Contra-Indicações
O uso de Organoneuro Ccerebral ® deve ser evitado em pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer um de seus componentes. Voltar
Precauções e advertências
Nas dietas em que esteja indicada a restrição ao uso de açúcar (glicídios), deve-se levar em consideração que cada drágea contém 125 mg de glicídios (0,5 calorias). Este dado é particularmente importante nos casos de tratamento de pacientes diabéticos.

Voltar
Interações Medicamentosas
Organoneuro Cerebral ® contém vit. B6 e seu uso deve ser evitado em pacientes parkinsonianos em tratamento com levodopa pura. A associação de levodopa com benserazida ou carbidopa não sofre interferência desta vitamina.

Voltar
Reações Adversas/colaterais
Ainda não são conhecidas a intensidade e freqüência das reações adversas com o uso de Organoneuro Cerebral ®.

Voltar
Posologia
1 a 4 drágeas ao dia, à critério médico.

Voltar
Superdosagem
Ainda não foi descrita superdosagem com este medicamento. Caso ocorra ingestão acidental, agir de acordo com a conduta padrão para os casos de intoxicação.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

REG-MS Nº 0444.0005
FARM.RESP.: Fabrizio M. Toffolo CRF-RJ Nº 206